Na primeira reunião desde que Ricardo Lewandowski assumiu a pasta, governador falou sobre avanços conquistados nos últimos meses na área
O governador Cláudio Castro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, recentemente se reuniram em Brasília para discutir alinhamentos e ações integradas entre o governo estadual do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Esta foi a primeira reunião entre Castro e Lewandowski desde que o ministro assumiu o cargo. No encontro, também estiveram presentes o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, e o secretário de Estado de Segurança Pública do Rio, Victor Santos.
Durante a reunião, o governador destacou os avanços alcançados pelo Rio de Janeiro por meio da parceria entre as forças de segurança estaduais e federais nos últimos meses. Ele mencionou um investimento significativo de R$ 2,5 bilhões nos últimos dois anos na área de segurança pública, que foi direcionado para tecnologia, equipamentos, inteligência e outros recursos. Esses investimentos resultaram em uma redução nos índices de criminalidade.
Operações de inteligência integradas também foram discutidas durante o encontro, e ficou acordado que o tema será aprofundado em futuras reuniões. Tanto o secretário nacional de Segurança Pública quanto o ministro planejam visitar o Rio de Janeiro para conhecer de perto o trabalho das forças policiais do estado.
Em relação aos resultados de segurança pública, o ano de 2023 foi marcado por uma redução na letalidade violenta, com um total de 4.270 vítimas, representando uma diminuição de 4,8% em comparação com o ano anterior. Além disso, 2023 registrou o maior número de apreensões de fuzis desde 2007, com 610 unidades retiradas das ruas, um aumento significativo de 27,6% em relação ao ano anterior. No total, foram retiradas 6.281 armas de fogo das ruas ao longo do ano de 2023. Esses resultados refletem os esforços conjuntos das forças de segurança estaduais e federais no combate à criminalidade no Rio de Janeiro.