CASTRO SANCIONA LEI DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

O governador Cláudio Castro (PL) sancionou nesta segunda-feira (18) a lei que recria a Secretaria de Segurança Pública, extinta há mais de 3 anos. A pasta, trazida de volta por um decreto, precisava do aval da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o que aconteceu na semana passada.

A sanção da lei aconteceu após o secretário, o delegado federal Victor Cesar Carvalho dos Santos, ir até a Alerj prestar esclarecimentos aos deputados da Comissão de Segurança Pública sobre os problemas que o estado vem enfrentando — como o que aconteceu em Copacabana, quando um empresário foi atacado e agredido até desmaiar durante um assalto.

No encontro, que durou mais de 3 horas, Victor Cesar reconheceu que há defasagem nos quadros das polícias Civil e Militar e afirmou que o estado, atualmente, precisa de mais 20 mil PMs e 5 mil policiais civis — atualmente, são 43 mil PMs e 8 mil policiais civis na ativa.

O secretário destacou também que estava em uma pasta “de um homem só” e lembrou que sua pasta ainda não tem previsão orçamentária para o próximo ano.

O g1 apurou que, por conta das festas de final de ano, Victor não deverá mexer no comando das polícias. No entanto, no próximo ano o secretário deverá substituir o coronel Luiz Henrique Marinho Pires e o chefe da Civil, delegado Marcus Vinícius Amim Fernandes e colocar pessoas de sua confiança.

As trocas só não aconteceram para não atrapalhar o planejamento e operação das polícias na segurança no Natal e no réveillon.

Comments (0)
Add Comment