O governador Cláudio Castro inaugurou na segunda-feira (7) o Instituto Estadual dos Olhos (IEO), a primeira unidade pública do estado do Rio de Janeiro dedicada exclusivamente ao tratamento oftalmológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Localizado em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste, o instituto funcionará em anexo ao Hospital Estadual Eduardo Rabello e terá capacidade para realizar mais de 400 cirurgias e mil consultas por mês.
Os atendimentos serão realizados mediante encaminhamento pelo Sistema Estadual de Regulação (SER). Entre os procedimentos disponíveis estão cirurgias de catarata e glaucoma, além de consultas em diversas especialidades como ceratocone, córnea, estrabismo adulto, plástica ocular e pterígio.
“Essa entrega é muito simbólica para a população da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Temos trabalhado e investido massivamente na saúde do nosso estado. Nossa missão é transformar a realidade do povo fluminense”, afirmou Cláudio Castro durante a cerimônia de inauguração.
Com investimento de R$ 5,7 milhões, a unidade conta com duas salas cirúrgicas, sete leitos de recuperação pós-operatória e seis consultórios. O instituto foi equipado com tecnologias modernas, como a Tomografia de Coerência Óptica (OCT), que analisa em detalhes todas as camadas da retina sem o uso de radiação.
Entre os exames disponíveis estão: ultrassonografia do globo ocular, mapeamento de retina, retinografia digital, tomografia de mácula e do nervo óptico e topografia de córnea. Os procedimentos cirúrgicos seguirão o modelo de Day Hospital, permitindo que o paciente retorne para casa no mesmo dia.
“É com muita alegria que realizamos mais essa entrega para a nossa população, que agora vai poder contar com equipamentos modernos para garantir a saúde ocular. Isso otimiza ainda mais os procedimentos e possibilita que um maior número de pacientes consiga ser atendido”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Além da nova unidade oftalmológica, o Hospital Estadual Eduardo Rabello, referência no atendimento a pacientes geriátricos, passou por reformas que ampliaram a capacidade de 31 para 69 leitos, sendo sete de terapia intensiva. A obra recebeu um aporte de R$ 13 milhões, e incluiu a modernização da fachada, recepção, acesso de ambulâncias, laboratório e refeitório. A unidade oferece atendimento em 14 especialidades, como cardiologia, ortopedia, ginecologia, fisiatria, homeopatia, psiquiatria, nutrição, entre outras, e realiza cerca de 349 mil atendimentos por ano entre consultas e exames.