CASA DA UTOPIA MARCA NA PRESENÇA FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY COM DESTAQUE PARA TEMÁTICAS SOCIAIS

Conceição Evaristo, Vilma Piedade e Eliana Alves Cruz estarão entre os destaques da programação, que abordará temas como democracia, feminismo e representatividade

Pela primeira vez, a Casa da Utopia, organização voltada para o fortalecimento dos movimentos sociais no estado do Rio de Janeiro, marcará presença na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). A Casa da Utopia é organizada por seu idealizador Sylvio Maurício, com apoio da presidente da Comissão de Cultura da Alerj, a deputada estadual Verônica Lima (PT).

A “Festa Literária Casa da Utopia na FLIP” acontecerá de 22 a 26 de novembro, durante a FLIP, e terá uma programação diversificada, incluindo debates com intelectuais e ativistas sobre temáticas como democracia, feminismo, política e representatividade. Além disso, haverá bate-papos com autoras como Conceição Evaristo, Vilma Piedade e Eliana Alves Cruz. A iniciativa conta ainda com a parceria das editoras Intrínseca, Malê e Aruanda.

O evento terá início na quinta-feira (22) com um coquetel literário na “Noite Pagu” e se encerrará no sábado (26) com o “Dia Antirracista”, destacando as mulheres, a arte, a cultura preta e as produções literárias de intelectuais e artistas. A programação inclui também a exposição permanente “Dos filhos deste solo” do artista local Wanderson Santos, além de experiências gastronômicas e a valorização da economia criativa.

A deputada estadual Verônica Lima, apoiadora da Casa da Utopia, destacou a importância da participação na FLIP: “Participar da FLIP, na programação oficial, faz parte de um movimento de expansão da atuação do Instituto, chegando a cada vez mais territórios e pessoas do Rio. Existe uma intersecção fundamental entre cultura, representatividade, democracia e política.”

Fundado há 20 anos, o Instituto Casa da Utopia se dedica a ações e projetos sociais, além de promover eventos culturais. Sua sede é palco de diversas atividades, como workshops, cursos, palestras, debates e disciplinas culturais. A extensa programação da Casa da Utopia contribui para a realização de projetos nas áreas de cultura, acesso à educação e à profissionalização, esporte e audiovisual.

Por Brasil 247

Comments (0)
Add Comment