Autor e desenhista conhecido por seus livros infantis morreu no último sábado (6.abr), aos 91 anos
Cartunista e escritor Ziraldo ganhará uma estátua na cidade do Rio de Janeiro em sua homenagem. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade, mas ainda não há mais detalhes de quando e onde a escultura deve ser instalada.
O pedido foi feito pela família de Ziraldo durante seu velório no MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro, no domingo (7.abr). Conforme o jornal O Globo, os parentes de Ziraldo disseram que a ideia de ter uma imagem do escritor ao lado do também escritor e amigo Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) era um sonho antigo da família. O poeta mineiro tem uma escultura em bronze na orla de Copabacana desde 2002.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Ziraldo nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG). Era o mais velho de 7 filhos. Seu nome é uma junção dos de seus pais (Zizinha e Geraldo). Tem 3 filhos, Daniela Thomaz, Antônio Pinto e Fabrízia Pinto. É formado em direito pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), mas foi no jornalismo que se destacou.
Iniciou a carreira em 1950, na revista Era uma vez…. Também tem passagens pelas revistas A Cigarra e O Cruzeiro e pelo Jornal do Brasil. É um dos fundadores do Pasquim, veículo que surgiu durante a ditadura militar e subverteu todas as regras e preceitos do jornalismo tradicional.
Além do seu personagem mais famoso, o “Menino Maluquinho”, ele também é autor de outras obras notáveis:
- “A Turma do Pererê”;
- “Flicts“;
- “Uma Professora muito Maluquinha”, e;
- “O Aspite“.