CARROS ELÉTRICOS CHINESES TERÃO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO QUADRUPLICADO NOS EUA

Medida também eleva tarifas para semicondutores, baterias e outros aparelhos eletrônicos; saiba os detalhes
O governo dos Estados Unidos anunciou um aumento nos impostos sobre produtos eletrônicos fabricados na China, abrangendo semicondutores, baterias, componentes, células solares e carros elétricos. A taxa para veículos chineses, atualmente em 25%, subirá para 100% nos próximos 90 dias.

Fontes do governo americano, citadas pelo jornal The Guardian, revelam que esse aumento vinha sendo considerado há quatro anos para conter a concorrência de produtos chineses mais baratos e promover a indústria local.

O aumento das tarifas foi criticado pelo governo chinês, que acusou os EUA de praticarem “protecionismo comercial injusto”. Apesar das possíveis retaliações, o presidente Joe Biden defende o aumento como proporcional à capacidade produtiva da China no setor de eletrônicos. Com um mercado automotivo interno robusto, fabricantes chineses visam expandir para países como EUA, México e Brasil.

A medida é respaldada pela Aliança das Fabricantes Americanas, que vê a expansão chinesa nos EUA como uma ameaça às fabricantes locais. No Brasil, houve aumento de 10% nos impostos de importação para veículos elétricos no início do ano, com previsão de chegar a 18% no segundo semestre, aplicável a carros de qualquer origem, não exclusivamente da China.

Comments (0)
Add Comment