Projeto da Prefeitura do Rio de organizar os desfiles na rua Êrnani Cardoso, em Cascadura, foi deixado de lado. No carnaval 2024, as 57 escolas de samba das séries Prata e Bronze voltam para seu circuito tradicional.
A Riotur e a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciaram nesta segunda-feira (16) que as 57 escolas das séries Prata e Bronze do Carnaval carioca vão retornar ao tradicional circuito da Estrada Intendente Magalhães, em Oswaldo Cruz, na Zona Norte da cidade em 2024.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no Hotel Copacabana Palace, quando o prefeito Eduardo Paes (PSD) também falou sobre o carnaval e o réveillon na cidade. A mudança para as escolas mais humildes aconteceu um ano após a tentativa de organizar os desfiles das escolas de samba da Superliga Carnavalesca na rua Ernani Cardoso, em Cascadura.
No último carnaval, 32 escolas tiveram um novo local de desfile. Contudo, o projeto Nova Intendente não foi aprovado e os organizadores decidiram retornar ao ponto tradicional.
Segundo o diretor de operações da Riotur, Luiz Gustavo Mostof, o órgão continuará estudando outros locais que poderão receber os desfiles. Contudo, para o carnaval de 2024, a decisão foi pela retomada da Intendente Magalhães.
“Nós vamos manter o mesmo local de há dois anos atrás, na própria Intendente Magalhães”.
“Houve inúmeros estudos para que a gente pudesse avaliar a possibilidade de fazer os desfiles das séries Prata e Bronze, da Superliga Carnavalesca, e esses estudos aconteceram na cidade inteira, não só no sambódromo. E adotamos uma decisão ainda conservadora para que nós fizéssemos ainda esse ano na Intendente Magalhães. Vamos continuar estudando levar esses desfiles para uma outra localidade (no futuro)”, explicou Luiz Gustavo.
O diretor informou ainda que um novo evento, ainda sem data definida, será organizado para a divulgação da estrutura para os desfiles na Intendente Magalhães em 2024.
Problemas na nova arena
Em janeiro de 2023, a Prefeitura anunciou uma nova arena, com mudanças na estrutura e o projeto Nova Intendente na Zona Norte, com direito até a camarote para o público.
A capacidade da nova arena contava com espaço para receber até cinco mil pessoas, mais do que o dobro da capacidade anterior. A promessa era dar mais conforto e dignidade para as escolas e o público.
Contudo, a mudança não foi aprovada para o carnaval 2024. Em um dos dias de desfiles, duas agremiações filiadas à Liga Independente Verdadeiras Raízes das Escolas de Samba (Livres) desistiram de desfilar por causa de tiroteios nos arredores da Nova Intendente.
A União de Vaz Lobo, a primeira a entrar na Nova Intendente, e a Urubu Samba, a sétima da noite, decidiram não sair diante do barulho de tiros.
Por Raoni Alves, g1