O candidato do PL à prefeitura de Niterói, Carlos Jordy, prometeu criar um pólo tecnológico na cidade, caso seja eleito. O candidato visitou a cidade de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, que é conhecida internacionalmente como um grande hub de eletrônica e alta tecnologia.
A cidade, de 43 mil habitantes e que é conhecida como o Vale do Silício brasileiro, gera 17 mil empregos diretos na área da tecnologia, abrigando centenas de empresas dos ramos de eletrônica e alta tecnologia.
O progresso da cidade mineira nessa área começou com a instalação da primeira escola técnica de eletrônica da América Latina. Depois disso chegou o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). A partir dessa base a prefeitura de Santa Rita do Sapucaí buscou atrair empresas e atuar como um grande facilitador para instalação e desenvolvimento de empresas de TI (Tecnologia da Informação) na cidade.
Segundo Carlos Jordy, Niterói tem todas as condições de implantar um grande pólo de tecnologia que “vai gerar 8 mil empregos de qualidade em sua primeira fase”.
Uma grande parceria com a UFF, o aumento da rede de escolas técnicas e o apoio firme da prefeitura vão formar os alicerces para fazer de Niterói o maior pólo tecnológico do estado, segundo o candidato do PL.
“Niterói possui hoje 5 unidades de ensino profissionalizante. Nós iremos construir outras três unidades de maior porte, sendo elas no Centro, na Engenhoca e no Cafubá”, prometeu o candidato do PL.
Uma outra etapa da implantação do pólo tecnológico é a implantação de incubadoras para startups receberem apoio até que se tornem empresas sólidas.
“Em paralelo à rede de ensino profissionalizante, iremos erguer um setor de incubadoras próximo a UFF, onde grupos de formandos receberão crédito de 30 a 100 mil reais e estrutura para começar seu negócio em regime de incubação por até 2 anos”, disse Jordy.
A criação de condomínio empresarial também está nos planos do candidato do PL, “depois desse período de 2 anos, as startups bem sucedidas serão transferidas para o condomínio de empresas, com todo apoio da prefeitura, até que possam se estabelecer de forma sólida”.
Carlos Jordy garantiu, ainda, que “benefícios tributários, que serão também oferecidos para que empresas de tecnologia de todo país possam se instalar em Niterói.”
Jordy prometeu instalar o parque tecnológico na região leste de Niterói, “criando com isso um outro eixo de mobilidade, aliviando o trânsito que vai hoje em direção ao centro e Icaraí”, defendeu Jordy.
“Nosso projeto de Hub tecnológico contará com uma rede de escolas profissionalizantes, uma estrutura de incubadora, crédito para cerca de 100 empresas simultâneas, um condomínio de empresas e toda uma articulação para isenção tributária na área de implantação do pólo, que irá ocorrer na região leste da cidade”, concluiu o candidato.
Jordy também saiu com o apoio do vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Roberto de Souza Pinto, que se colocou a disposição para colaborar e estabelecer parcerias com Niterói caso Jordy seja eleito.