O programa Caravana + Qualifica Rio percorrerá 24 municípios fluminenses para o enfrentamento da violência contra a mulher, través da autonomia financeira. A caravana ficará 15 dias em cada cidade.
O objetivo da ação, que terá início em Volta Redonda, no dia 26 de maio, é transformar a realidade socioeconômica de 7.200 mulheres em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Muitas mulheres vivem relacionamentos abusivos por conta da dependência financeira. Uma pesquisa realizada pelos Instituto Maria da Penha verificou que 70% das mulheres apontaram a dependência econômica como motivo para ficarem com seus agressores.
“Não basta acolher a mulher em situação de violência se não oferecermos ferramentas concretas para sua independência financeira. O empreendedorismo e a qualificação profissional são caminhos efetivos para romper esse ciclo”, disse Aline Félix, presidente do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental, Ciência, Tecnologia e Inovação (Ibratec), responsável pela execução do projeto.
A Caravana + Qualifica Rio levará oportunidades de capacitação às comunidades para permitir que mulheres em situação de vulnerabilidade tenham qualificação profissional, ultrapassando desafios, como custo de transporte e disponibilidade de tempo.
O projeto inclui ainda capacitação técnica em áreas de alta empregabilidade, formação em empreendedorismo e gestão de negócios, além de inclusão digital, ferramentas tecnológicas, apoio psicossocial, entre outras atividades.
As moradoras de Volta Redonda poderão contar com o serviço até 6 de junho. Ao todo, serão oferecidas 200 vagas em vários cursos em áreas de alta potencial de geração de renda imediata e baixo investimento inicial.
“A iniciativa representa um investimento estratégico no desenvolvimento socioeconômico do estado. Estudos do Banco Mundial indicam que cada 1% de aumento na participação feminina no mercado de trabalho resulta em crescimento de 0,3% no PIB regional. Além disso, mulheres economicamente independentes têm 60% menos chances de retornar a relacionamentos abusivos, conforme pesquisas da ONU Mulheres”, comentou Aline Félix.
Podem participar mulheres a partir de 16 anos, com prioridades para as que estiverem em situação de vulnerabilidade social e econômica. O programa pretende atender 300 mulheres por município.
As inscrições podem ser feitas presencialmente na unidade ou pelo link da bio do Instagram do Instituto: @instituto.ibratec.
A unidade móvel do Caravana + Qualifica Rio ficará na Rua Gen. Oswaldo Pinto da Veiga, Vila Santa Cecília, Volta Redonda.
Depois de Volta Redonda, o projeto seguirá para Barra Mansa. Os municípios seguintes são Três Rios, Paraíba do Sul, Japeri, Queimados, Itaguaí, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Petrópolis, Guapimirim, São Gonçalo, Tanguá, Rio Bonito, Cabo Frio, Búzios, Trajano de Moraes, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Fidélis, Italva, Itaperuna e Porciúncula.