Grande parte dos candidatos nas 10 cidades brasileiras que concentram o maior número de focos de incêndios florestais não inclui propostas específicas
Um levantamento recente do portal Metrópoles, baseado em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que grande parte dos candidatos nas 10 cidades brasileiras que concentram o maior número de focos de incêndios florestais não inclui propostas específicas para o combate às queimadas em seus planos de governo.
Dos 42 candidatos analisados, 19 apresentaram propostas consistentes para a área ambiental em geral, enquanto apenas oito mencionaram explicitamente o tema das queimadas. A pesquisa agrupou os planos de governo em três categorias: propostas específicas para o meio ambiente, propostas genéricas (que abordam o tema sem detalhar ações concretas) e ausência de propostas.
A análise foi feita com base nos documentos submetidos à Justiça Eleitoral e reforça a ausência de atenção de muitos candidatos para uma questão crítica, especialmente em áreas com alta incidência de incêndios florestais.
Por Brasil 247