Nos dicionários, debate é definido como “discussão organizada sobre determinados assuntos, apresentada e dirigida por um mediador”. É uma oportunidade de se conhecer quem é quem numa campanha política e saber o que cada candidato a um posto administrativo tem a dizer. Mas não foi isso que aconteceu no encontro que a rádio 107FM, em Três Rios, promoveu nesta quarta (11). Joacir Bargaglio Pereira, o Joa, (Republicanos), que tenta a reeleição, não compareceu, fugindo da troca de ideias com seus oponentes.
O debate contou com Vinicius Farah (União Brasil), Celso Jacob (MDB) e Rossimar Caiaffa (PRTB). Em um vídeo gravado e postado em suas redes sociais, Joa alegou ter um comício no horário marcado pela rádio. O candidato, contudo, tinha concordado em participar.
Os três candidatos presentes ao debate lamentaram a ausência de Joa.
“Eu quero lamentar a ausência do atual prefeito, que fugiu a um debate democrático do qual ele concordou em participar. Entendo que isso é um desrespeito à sociedade. Até porque aqui é o grande momento para a sociedade acompanhar as propostas para os próximos quatro anos, e eu lamento profundamente essa atitude, principalmente sendo ele o prefeito atual do município”, disse Vinicius Farah, que foi prefeito em dois mandatos de Três Rios, entre 2009 e 2016.
Pesquisa divulgada pelo jornal O Dia no último dia 4 mostra que Vinicius Farah lidera a preferência dos eleitores de Três Rios no pleito do dia 6 de outubro. No voto estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, ele tem 43,4% das intenções, seguido por Joa, com 35,4%; Celso Jacob (MDB), com 3,4%; e Rossimar Caiaffa (PRTB), com 2,2%.
Na sondagem espontânea, quando os nomes não são apresentados aos eleitores, Vinicius Farah tem 36,6%; Joa, 33,2%; e Celso Jacob, 3,1%.
Por não ter mais de 200 mil eleitores, Três Rios não terá segundo turno.