CAMPEÃO OLÍMPICO RUSSO É COAGIDO A IR A GUERRA EM TROCA DE LIBERDADE

Andrey Perlov, campeão nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, foi acusado de desviar fortuna. Caso aceite ir para a guerra, será absolvido

O ex-atleta Andrey Perlov, campeão na marcha atlética de 50 km nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, tem enfrentado pressão para se alistar no exército russo na guerra contra a Ucrânia. Com 62 anos, Perlov foi preso em março deste ano em sua casa, perto de Novosibirsk, acusado de desviar cerca de 3 milhões de rublos (aproximadamente R$ 178 mil) de um clube de futebol onde atuava como diretor administrativo.
De acordo com a BBC, Perlov e sua família negam as irregularidades, afirmando que ele está sendo forçado a aceitar o alistamento em troca do “congelamento” do caso de peculato, que poderia ser arquivado após o conflito.
A Rússia já utilizou o alistamento de criminosos condenados para aumentar suas tropas, e essa prática foi estendida a pessoas aguardando julgamento. Uma legislação aprovada em março tornou obrigatório que acusadores e advogados informem os réus sobre a opção de ir à guerra em vez de enfrentar o tribunal. Se Perlov optar pelo alistamento, as investigações serão interrompidas, sendo encerradas ao final de sua contribuição militar.

Comments (0)
Add Comment