A campanha ‘Não finja que não me viu! Ceda o lugar’, parceria da Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) com o Detro-RJ, será lançada no Sul Fluminense. O anúncio foi feito na quarta-feira (14) pelo deputado Munir Neto, presidente da Comissão, durante o início da campanha no estado, em evento realizado no plenário da Alerj.
“Já conversamos com o Lucas Arbache Arantes, presidente do SindPass (Sindicato das Empresas de Passageiros), para implementar essa campanha em Volta Redonda e toda a região Sul Fluminense, além de expandi-la para todo o estado”, disse o parlamentar.
Segundo ele, a campanha tem o objetivo de conscientizar os passageiros de que todos os assentos dos transportes intermunicipais são preferenciais para pessoas idosas, gestantes, com deficiência ou limitação de locomoção temporária, pessoas obesas e aquelas com crianças de colo.
Criada pelo Detro-RJ, a iniciativa prevê palestras em escolas, capacitação de servidores e fiscais do órgão, motoristas e funcionários das empresas de ônibus, além da distribuição de panfletos nos ônibus, vans intermunicipais e terminais rodoviários, e um vídeo de conscientização. “Nossa intenção é criar uma cultura de respeito e empatia com os idosos, incentivando a sociedade a ter uma atitude proativa”, disse o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias.