Na manhã desta terça-feira (6), a Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo iniciou a Campanha Maio Amarelo: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
A cerimônia de abertura foi realizada na Câmara Municipal de São Gonçalo e contou com a presença do prefeito Capitão Nelson, secretários do Executivo e vereadores, além de representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, unidades de ensino e membros da sociedade civil.
“Falar sobre o cuidado no trânsito é de extrema relevância. Já fizemos uma pesquisa em uma unidade de saúde, onde sete de dez internados foram vítimas de acidentes de motocicleta. Todo trabalho que estamos realizando com a central de monitoramento por câmeras e o planejamento da Secretaria de Transportes diminuiu o tempo de resposta dos acidentes. A nossa intenção é educar a nossa população para respeitar os pedestres e para que os motoristas também se respeitem”, declarou o prefeito Capitão Nelson.
No evento, foi apresentado um vídeo sobre os trabalhos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes com apoio da Guarda Municipal de São Gonçalo, reforçando a importância do mês de conscientização sobre a segurança viária. Além disso, foi divulgado o cronograma de ações que serão realizadas durante todo o Maio Amarelo.
O secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos, reforçou a importância da campanha.
“Estamos começando o mês de maio com essa campanha importante, pois precisamos ter consciência de que a prudência no trânsito salva vidas. Oriento que todos propaguem esse tema em suas redes sociais e com seus familiares, pois quanto mais pessoas alcançarmos, mais segurança vamos garantir no ir e vir da nossa população. O pedestre tem que ser respeitado e o trânsito também!” destacou.
“Hoje, no Brasil, temos um número alarmante de acidentes de trânsito com vítimas fatais. Então, temos que tentar mitigar essa realidade o quanto antes, pois são muitos jovens e famílias sofrendo. Quando se trata de avanço de sinal, por exemplo, precisamos ter tolerância zero. O principal papel da nossa fiscalização de trânsito é salvar vidas”, afirmou o comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo, Ewerton Mendes.