CAMPANHA DA APIB FORTALECE CANDIDATURAS INDÍGENAS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Em 2024, a Apib registrou um total de 2.508 candidaturas indígenas, tornando assim o ano em que houve maior participação indígena nas eleições municipais

– “Aldear a política é nosso marco ancestral”, é assim que a Campanha Indígena de 2024 se posiciona e busca reforçar a presença em diversos níveis da política institucional brasileira. Lançada pela primeira vez em 2020 pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a iniciativa tem como objetivo estabelecer uma agenda de diretrizes para as eleições e aumentar a representatividade dos povos indígenas nos espaços de poder.

Em 2024, ano de eleições municipais, a Apib busca fortalecer e protagonizar as candidaturas indígenas nas instâncias locais de decisão política. Ao Bem Viver, programa do Brasil de Fato, Kleber Karipuna, coordenador executivo da Apib pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), fala sobre importância da Campanha Indígena e o impacto de uma maior presença indígena nos espaços de poder municipais.

“Infelizmente, existem candidaturas, como em qualquer campo social, que não dialogam com a nossa pauta e bandeira de luta. Com isso, a Campanha Indígena busca ajudar a direcionar esse processo: identificar quais candidaturas de indígenas, homens e mulheres, queremos priorizar, trabalhar, apoiar, estimular e fortalecer para o processo eleitoral”, explica a liderança ao abordar o direcionamento estratégico para o avanço das causas indígenas.

Além disso, a campanha também se propõe a ser um guia para eleitores e eleitoras indígenas e não indígenas, promovendo um voto consciente e alinhado às causas coletivas dos povos originários. O objetivo é garantir que os eleitores escolham candidatos que representem verdadeiramente os interesses das comunidades indígenas, contribuindo para uma política mais inclusiva e participativa.

Comments (0)
Add Comment