O futuro do Parque Olímpico voltou ao centro das discussões na Câmara Municipal do Rio durante uma reunião técnica realizada nesta quinta-feira (28). O encontro tratou da Operação Urbana Consorciada que busca viabilizar o projeto do chamado Parque do Legado Olímpico, que inclui o parque temático Imagine, idealizado pelo Rock in Rio.
O presidente da Câmara, Carlo Caiado, expressou preocupação com a ausência de contrapartidas sociais no projeto e com os impactos que a proposta pode gerar tanto no trânsito da região quanto em outras iniciativas urbanísticas em andamento, como a reforma do estádio de São Januário e o projeto do autódromo de Guaratiba.
“No caso do autódromo, por exemplo, existe a contrapartida prevista da construção de um parque público e de uma creche. Mas e no Parque Olímpico? O projeto Imagine é de um parque privado. Ter uma opção de lazer assim é ótimo, mas o que vai ser oferecido, nessa negociação, para a população do entorno?”, questionou Caiado.
Outro ponto de atenção levantado na reunião foi a mobilidade urbana, já que a região do Parque Olímpico sofre com trânsito intenso e demanda melhorias estruturais. A indefinição sobre o cronograma de entrega do parque também foi alvo de questionamentos dos vereadores.