Local fica próximo à estação Mato Alto do BRT
O Rio de Janeiro, após 12 anos sem uma pista de competições automobilísticas, planeja construir um novo autódromo em Guaratiba, Zona Oeste. O Projeto de Lei Complementar 162/2024, aprovado em segunda discussão com 35 votos favoráveis, cinco abstenções e um contrário, define um trecho próximo à estação de BRT Mato Alto para o empreendimento, entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz. Após receber 64 emendas, o projeto segue para redação final antes de ser sancionado pelo prefeito Eduardo Paes.
Os parlamentares destacaram os benefícios econômicos e ambientais esperados para Guaratiba. O presidente Carlo Caiado (PSD) enfatizou a importância do autódromo para impulsionar a economia local e promover a proteção ambiental. O líder do governo, vereador Átila Nunes (PSD), salientou que o autódromo revitalizará o automobilismo na cidade, gerando empregos e renda.
Além de intervenções como novas estações de BRT, o projeto inclui emendas que direcionam parte dos recursos para melhorias no trânsito de bairros próximos e para construção de uma escola e área de esporte público. Zico (PSD) comemorou os benefícios esperados para a Zona Oeste, enquanto Marcelo Arar (Agir) destacou o potencial turístico da região após a conclusão do complexo.
O projeto também enfatiza a sustentabilidade, com tecnologias ambientais como energia fotovoltaica, iluminação LED e sistemas de reúso de água, visando eficiência energética e conscientização ambiental entre visitantes e usuários do complexo.