Parque do Mico-Leão-Dourado será utilizado como ponto de apoio para as atividades
Cabo Frio ganha projeto ambiental para preservação de jacarés; veja como vai funcionar Parque tem cerca de 15 mil metros quadrados e abriga diversas espécies de animais, incluindo jacarés | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
A fauna de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, chama a atenção pela diversidade. E, pensando na preservação e conservação da Mata Atlântica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) e o Instituto Jacaré criaram um projeto para preservação de jacarés.
De acordo com a prefeitura, a pasta e o instituto realizaram uma vistoria técnica nas últimas semanas para verificar locais para a possível instalação de tanques para recuperação de animais e pontos de soltura de jacarés no município.
Ainda de acordo com a administração municipal, a parceria entre as duas instituições visa realizar estudo, monitoramento e manejo das populações de jacarés, incluindo atividades de visitação e educação ambiental.
Cidade tem grandes áreas de manguezal Cidade tem grandes áreas de manguezal | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
Durante a inspeção, o Parque do Mico-Leão-Dourado, no distrito de Tamoios, que foi considerado como um ponto de apoio ideal às atividades do projeto.
O parque possui cerca de 15 mil metros quadrados e foi desapropriado através do Decreto Municipal Nº 6.457/2021. Além disso, o espaço abriga diversas espécies de animais, incluindo jacarés.
Para Rosalice Fernandes, secretária de Meio Ambiente e Saneamento, a parceria com o Instituto Jacaré é fundamental para a preservação desses animais:
O projeto vai permitir o estudo, monitoramento e manejo das populações de jacarés, além de conhecer mais o animal que é tão julgado e alvo de caça. Estamos em busca de garantir a preservação ambiental e cuidar de diversas espécies, incluindo o aumento da população de jacarés.
Ainda durante a vistoria, foram discutidas as etapas do projeto, que tem previsão de início para este ano.
Animal é comum na região
De vez em quando, aparecem jacarés na zona urbana de Cabo Frio. Há pouco mais de dez meses, por exemplo, um jacaré-de-papo-amarelo foi capturado próximo ao aeroporto da cidade, na estrada velha de Arraial do Cabo.
Na ocasião, agentes da Guarda Marítima e Ambiental e Guarda Civil do município foram chamados até o local pelos brigadistas de incêndio do aeroporto para auxiliar na captura do réptil de aproximadamente 1,40 m e 25 kg.
Jacaré-de-papo-amarelo capturado próximo ao aeroporto da cidadeJacaré-de-papo-amarelo capturado próximo ao aeroporto da cidade | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
A bióloga Jaqueline Brum explicou na época, que o aparecimento desse tipo de animal não chega a ser incomum, uma vez que Cabo Frio está localizada em uma região de Mata Atlântica:
Esse tipo de animal é característico do local. A área foi desmatada para expansão urbana e construções, mas existem alguns corpos hídricos nas proximidades e muitos animais resistem e habitam o local.
A prefeitura do município, por meio de suas redes sociais, alerta com frequência que, em casos como este, a população deve acionar as equipes para fazer a remoção de animais pelo número 153.
Por Rômullo Espíndola