Motoristas e entregadores de aplicativos como iFood, Uber e 99Taxi fazem, na manhã desta sexta-feira (25), uma paralisação em vários pontos do Rio.
Pouco depois das 9h30, duas pistas da Avenida Presidente Vargas, na altura da Avenida Passos, em direção à Praça da Bandeira, estavam ocupadas.
Eles reclamam da precarização das condições de trabalho e exigem reajuste nas remunerações e ampliação dos direitos da categoria. O ato faz parte do movimento nacional conhecido como “Breque dos apps”.
Reivindicações
A mobilização busca pressionar os apps e chamar a atenção das autoridades para a necessidade de regulamentação do trabalho por aplicativos, dizem os organizadores.
A paralisação ocorre em meio a críticas às práticas das plataformas, que, segundo os entregadores, impõem jornadas exaustivas, remunerações insuficientes e falta de garantias trabalhistas.
Lideranças do movimento destacam a importância da ação como um passo na luta contra a precarização e pela valorização da categoria.
A reportagem tenta contato com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) que representa empresas como iFood, 99, Uber e Zé Delivery.
por Dayane Zimmermann – G1