O Campeonato Brasileiro é uma das ligas mais disputadas do futebol mundial e, segundo o Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES), é a segunda liga que mais lucrou com transferências nos últimos 10 anos. Durante esse período, a liga brasileira movimentou 1,49 bilhão de euros (cerca de R$ 9 bilhões), ficando atrás apenas do Campeonato Português, que obteve um lucro de 2,3 bilhões de euros (aproximadamente R$ 17,8 bilhões).
O ranking das ligas que mais geraram lucro com transferências é liderado pela Liga Portuguesa, seguida de perto pelo Campeonato Brasileiro e pelo Campeonato Holandês, ambos com 1,49 bilhão de euros. A Segunda Divisão Inglesa ocupa a quarta posição, com 1,48 bilhão de euros, enquanto a quinta colocação é do Campeonato Argentino, que arrecadou 1,29 bilhão de euros. Outras ligas que aparecem no ranking incluem a Belga (1,10 bilhão de euros), a Segunda Divisão Francesa (816 milhões de euros), a Austríaca (576 milhões de euros), a Croata (569 milhões de euros) e a Dinamarquesa (556 milhões de euros).
A Liga Portuguesa se destaca pela estratégia de investimento em atletas do futebol sul-americano, com o objetivo de revendê-los por valores muito maiores. Exemplos notáveis incluem a transferência de Darwin Núñez, que foi contratado pelo Benfica em 2020 por 34 milhões de euros e vendido ao Liverpool em 2022 por 85 milhões. Outro exemplo é Luiz Díaz, que chegou ao Porto em 2019 por 7,2 milhões de euros e foi vendido ao Liverpool por 52 milhões em 2022.