BRASIL ESTREIA COM VITÓRIA SOBRE IRÃ NA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE CEGOS

Seleção vence por placar mínimo no primeiro compromisso do Mundial; Matheus Cunha, atacante do Wolverhampton, acompanhou a partida e conversou com os jogadores

A busca pelo hexa começou! Reeditando a final paralímpica de 2016, a seleção brasileira derrotou o Irã por 1 a 0 na estreia da Copa do Mundo de futebol de cegos, disputada em Birmingham, na Inglaterra. O único gol da partida foi marcado por Cássio, em cobrança de pênalti. Essa é a oitava edição do Mundial, que tem o Brasil como maior campeão.

 O Brasil larga na frente no grupo D, que, além do Irã, também conta com México e Marrocos. Ao todo, são 16 equipes divididas em quatro grupos neste Mundial, que vai ser disputado até o dia 25 de agosto. Essa é a primeira oportunidade para o Brasil se classificar às Paralimpíadas de 2024. Os três primeiros colocados do Mundial estarão automaticamente garantidos nos Jogos de Paris.

Matheus Cunha, jogador do Wolverhampton e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, viu de perto a vitória da seleção brasileira. Ao final da partida, o atacante conversou e tirou fotos com os atletas do Brasil.

Após a vitória, o treinador do Brasil, Fábio Vasconcelos, falou do alto nível técnico da competição e sobre a ausência de Ricardinho, eleito três vezes o melhor jogador do mundo e que está se recuperando de lesão:

– Jogo muito difícil, o Irã foi nosso adversário na final em 2016, é muito forte na defesa e a gente não pode descuidar na parte defensiva também. É um time que tem jogadores perigosos, e estreia é estreia, né? O Mundial está evoluindo bastante, de todas as Copas que eu fui, desde 2006, acredito que esse é o Mundial mais competitivo, com umas seis, sete seleções brigando pelo título – declarou.

– Tivemos a perda do Ricardinho, mas [a vitória] mostra que o grupo é muito forte. É um grupo com muita qualidade e que está focado. A gente sabe que vamos ter grandes dificuldades, mas estamos preparados para primeiro tentar nos classificar e depois pensar na vaga para Paris – finalizou o treinador.

– Estreia dá aquele friozinho na barriga, né? O Irã foi nosso adversário na grande final das paralimpíadas em 2016 e a gente valorizou muito essa vitória. A gente treina bastante, graças a deus no pênalti eu tomei a decisão correta no lado que escolhi e fui muito feliz no chute. Parabenizar o trabalho de todos, porque a gente conseguiu segurar o placar.

A seleção retorna aos gramados da Universidade de Birmingham na próxima sexta-feira (18), às 14h30, diante do Marrocos.

Por Erica Hideshima e Gabriel Nascimento — Birmingham, Inglaterra

Comments (0)
Add Comment