A importância da Amazônia no cenário global das mudanças climáticas
A potencialidade ambiental da região amazônica tem colocado o Brasil no palco principal dos debates sobre mudanças climáticas a nível mundial. O local representa um terço das florestas tropicais do mundo, além de conter mais da metade da biodiversidade do planeta, segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
Com a maior parte da Amazônia em seu território, o Brasil tem atraído olhares do mundo inteiro na busca pela sustentabilidade e controle das mudanças climáticas. Isso porque a região é indispensável no processo de redução da emissão de gases de efeito estufa no mundo, visto que é capaz de absorver dióxido de carbono da atmosfera.
Porém, principalmente por conta do desmatamento e das queimadas, hoje a Amazônia emite mais carbono do que consegue absorver, segundo estudo liderado por Luciana Gatti, do Instituto Nacional de Investigação Espacial (Inpe), de 2021.
A primeira Conferência Internacional sobre Soberania e Clima, realizada em Brasília, debateu essas temáticas. Especialista em políticas públicas e doutora em ciência política, Suely Araújo, do Observatório do Clima, ressalta que a crise climática não está mais no futuro, está no presente, e os efeitos dela são “completamente visíveis” para todo cidadão.
Se o mundo quer a adaptação para uma economia mais sustentável e justa, reduzindo o carbono emitido, portanto, a Amazônia se torna necessária, por causa do potencial das florestas nesse processo.
Combater as mudanças do clima é de interesse brasileiro, segundo a secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni. Recursos naturais e biodiversidade existentes na Amazônia do Brasil são alguns dos responsáveis por estender a vida humana no planeta.
Embora 60% da Amazônia fique no Brasil, a região é vista por outros líderes como a “solução de sustentabilidade” que o mundo precisa. O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, ressalta que, “sem sombra de dúvida, a Amazônia produz serviços ambientais para o planeta inteiro e, obviamente, interessa a todo planeta e a todo debate internacional. Todo mundo reconhece a soberania do Brasil”.
Mas, mesmo que os países mais ricos possam ajudar o povo brasileiro no controle das mudanças climáticas, a tarefa maior é interna. Reduzir o desmatamento e a agropecuária de baixo carbono são pontos-chave para melhorar a situação climática do Brasil, de acordo com especialistas.
O Brasil tem um papel central na luta contra as mudanças climáticas devido ao potencial ambiental da Amazônia. A região desempenha um papel crucial na absorção de carbono e na regulação do clima global. No entanto, para que a Amazônia cumpra seu papel como um ator-chave na mitigação das mudanças climáticas, é necessário combater o desmatamento ilegal, promover práticas sustentáveis de uso da terra e investir em iniciativas de conservação e recuperação florestal.
Por: Diário da Amazonia