BRASIL ANUNCIA INDONÉSIA COMO NOVO MEMBRO PLENO DO BRICS

Itamaraty destacou que adesão do país asiático contribui para o fortalecimento do Sul Global

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou na segunda-feira (6) que a Indonésia é o mais novo membro pleno do grupo Brics+. O ingresso formal do país foi confirmado durante a presidência pro tempore brasileira do BRICS, que começou em 1º de janeiro e vai até 31 de dezembro de 2025. A candidatura da Indonésia foi aprovada pelos líderes do grupo na Cúpula de Johanesburgo, em agosto de 2023, como parte do processo de expansão do Brics.

Embora tenha sido aprovada na cúpula, a Indonésia optou por formalizar seu ingresso após a eleição presidencial de 2024. A entrada foi aprovada por consenso entre os países membros, respeitando os critérios e procedimentos acordados em Johanesburgo.

A Indonésia, com a maior população e economia do Sudeste Asiático, compartilha com os membros do Brics o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para o Brasil durante sua presidência.

A expansão do Brics também inclui a adesão de 13 países na categoria de “Estados parceiros”, como Turquia, Argélia, Belarus, Cuba, Bolívia, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Vietnã, Nigéria e Uganda, com nove já confirmados. Embora não tenha sido discutida a expansão para membros plenos durante a presidência russa em 2024, o status de “país parceiro” permite participação em reuniões multilaterais sem direito a voto.

Agora, a Indonésia se junta oficialmente ao Brics+, que inclui os membros fundadores (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e os países que aderiram após a cúpula de 2023.

Comments (0)
Add Comment