Projeto será entregue em agosto de 2024 e tem custo total de R$ 18 milhões
Recentemente, o Botafogo lançou uma campanha de crowdfunding com o objetivo de arrecadar fundos para as obras do Museu Botafogo. A iniciativa é uma parceria com a Mude, empresa especializada em implantação e administração de museus, e recebeu o nome de #UmaNovaHistória.
Através do financiamento coletivo, o site da campanha funcionará como plataforma disponível aos torcedores, que poderão contribuir com diferentes valores e receber recompensas.
O complexo do Museu Botafogo ocupará a sede do clube, situada em General Severiano (zona sul do Rio de Janeiro), totalizando uma área de 1.500 m². De acordo com informações da Mude, o investimento total no projeto será de R$ 18 milhões e a realização da obra será dividida em duas fases. A primeira, que engloba o salão principal, tem previsão de conclusão até agosto de 2024.
O lançamento do projeto aconteceu durante a partida entre Botafogo e Internacional, válida pelo Campeonato Brasileiro, no estádio Nilton Santos.
“A abordagem do Botafogo permite não apenas viabilizar financeiramente o projeto, mas também fortalecer os laços entre o clube e seus torcedores. Ela oferece uma oportunidade única para que a torcida contribua ativamente para a criação de um local significativo para a história da instituição” explica Rogério Neves, CEO da Motbot, plataforma de crowdfunding esportivo e que atua com mais de 20 agremiações brasileiras.
O atual líder do Brasileirão agora se junta a lista de clubes onde a Mude Brasil, empresa responsável pelo projeto, já concebeu e implementou museus, como Flamengo, River Plate, Benfica e Juventus.
A campanha conta com o patrocínio de TIM, Grupo Cataratas e Trem do Corcovado, além do apoio das Secretarias Estadual e Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.