A partir de um projeto de lei do vereador Júnior Reis, a nova escola municipal que está sendo construída pela Prefeitura de Duque de Caxias na Avenida Branca Duas, no bairro Cangulo, vai receber o nome do Bispo Emérito da cidade, Dom Mauro Morelli, que faleceu aos 88 anos na segunda-feira (09). O homenageado dedicou sua vida à Igreja Católica, à luta contra a fome no Brasil e à promoção e à defesa dos direitos humanos.
Dom Mauro foi nomeado em 1981, pelo Papa São João Paulo II, como primeiro bispo da então recém-criada Diocese de Duque de Caxias. Serviu no cargo por 24 anos, deixando um legado significativo para a Igreja, como a Romaria do Pilar, que no próximo dia 12 de outubro celebra a sua 40ª edição. Ele foi o primeiro presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e um dos nomes fundamentais nos projetos Fome Zero e Ação da Cidadania contra a Fome, em parceria com Hebert de Souza, o Betinho. Dom Mauro também foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU.
Os alunos e profissionais de educação da rede municipal de ensino que utilizarem a nova unidade escolar vão contar com salas de aula e multiuso climatizadas, auditório, salas de informática, quadra poliesportiva, área de lazer e estacionamento, entre outros equipamentos, além de ambientes acessíveis a pessoas com deficiência e dificuldade de mobilidade física (rampa e banheiros de acordo com as normas do Plano Nacional de Educação). A escola ocupará uma área de 4.926 m² e está localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde do Cangulo.
O legado de Dom Mauro está enraizado em nosso país, principalmente em Duque de Caxias, devido a sua vida dedicada a cuidar de todos, servindo como exemplo inspirador para as gerações atuais e futuras.
O decreto corpo n° 8.590, de 09 de outubro de 2023, autoriza o sepultamento de Dom Mauro Morelli, na catedral Santo Antônio, em Duque de Caxias. A chegada do corpo está marcada para as 9h, desta terça-feira (10). O sepultamento acontecerá às 16h, na Cripta da Catedral Santo Antônio.