BIDEN DIZ QUE OCUPAÇÃO DE GAZA POR ISRAEL SERIA “GRANDE ERRO”

Presidente dos Estados Unidos criticou ocupação e defendeu necessidade de eliminar o Hamas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou que seria um “grande erro” se Israel ocupasse novamente Gaza enquanto enfrenta o grupo militante Hamas após um ataque e subsequente guerra que deixou milhares de mortos. A declaração foi feita durante uma entrevista ao programa “60 Minutes” da CBS, na qual Biden foi questionado por Scott Pelley sobre seu apoio à ocupação israelense de Gaza neste momento do conflito. Gaza tem sido alvo de intensos bombardeios por parte de Israel, e é esperado que Israel lance em breve uma ofensiva terrestre.

“Eu acho que seria um grande erro”, afirmou Biden. “O que aconteceu em Gaza, na minha opinião, é que o Hamas e os elementos extremistas do Hamas não representam todo o povo palestino. E eu acredito que seria um erro para Israel ocupar Gaza novamente. Mas entrar e eliminar os extremistas – o Hezbollah ao norte e o Hamas ao sul – é uma necessidade”, acrescentou o presidente.

Israel retirou formalmente sua presença militar e seus assentamentos de dentro de Gaza em 2005. O território havia sido controlado pela Autoridade Palestina antes disso, seguindo os acordos de Oslo de 1995. No ano seguinte à retirada israelense, o Hamas foi eleito para governar a área, e desde então não foram realizadas eleições lá.

As forças armadas israelenses lançaram uma contraofensiva contra o Hamas, que atualmente governa Gaza, após um ataque mortal e brutal contra Israel no último final de semana. Desde então, a guerra já tirou a vida de mais de 3.600 pessoas em Israel e Gaza.

Israel pediu que 1 milhão de pessoas em Gaza evacuassem para o sul do país. Autoridades dos Estados Unidos afirmaram no domingo que estão trabalhando para ajudar os americanos que desejam sair da Faixa de Gaza e da Cisjordânia, mas que até agora nenhum americano conseguiu sair, segundo seu conhecimento.

Durante a entrevista, Biden foi questionado sobre a possibilidade de um futuro político para Gaza e se acredita que o Hamas deve ser eliminado completamente. “Sim, eu acredito. Mas deve haver uma Autoridade Palestina. Deve haver um caminho para um estado palestino”, respondeu Biden.

Biden sempre defendeu uma solução de dois estados no Oriente Médio. No entanto, ele afirmou esta semana que não acredita que Israel buscará essa opção após o que ocorreu ao longo da última semana. “Não agora. Não agora. Não agora”, afirmou o presidente. “Mas eu acredito que Israel entende que uma parte significativa do povo palestino não compartilha das visões do Hamas e do Hezbollah.”

Por Brasil 247

Comments (0)
Add Comment