No bairro do Engenho do Mato, em Niterói, a população, passou a ter acesso aos livros e às vivências no espaço, estimulando uma nova perspectiva e a cultura de solidariedade na região. Diretamente da rua pra escola, a Biblioteca Engenho do Mato (BEM) nasceu em 2013 na Região Oceânica de Niterói, sendo ocupada por uma autogestão que tem como base o voluntariado.
A ideia de construir uma biblioteca comunitária surgiu numa roda cultural com apresentações de artistas locais, batalha de MCs e doação de livros na praça do Engenho do Mato. A praça se localiza em frente ao que antes era uma biblioteca abandonada no terreno da escola. Com uma grande arrecadação de livros, a roda cultural atraiu estudantes, que convidaram seus familiares, e juntos transformaram um pedacinho do CIEP 442 Ruy Frazão Soares na BEM. Essa história foi contada no livro “Territórios-rede em movimento: a ocupação da Biblioteca Engenho do Mato”, lançado em 2023, com autoria da geógrafa Luísa Marques Dias.
A Biblioteca Engenho do Mato (BEM) se consolidou um espaço de relevância para o desenvolvimento comunitário na Região Oceânica de Niterói, principalmente nas áreas da cultura e da educação. Organizada como um coletivo heterogêneo e autogestionado, a BEM é uma referência em ações de inclusão cultural.