Durante um jantar realizado ontem no Palácio do Planalto, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, confirmou sua participação no ato pela democracia programado para o dia 8 de janeiro, anunciado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é da CNN Brasil.
O encontro desta terça-feira (19), que reuniu Lula, ministros do STF e outras autoridades, teve como propósito estreitar os laços entre Executivo e Judiciário. Dentre os presentes estavam os Ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, Cristiano Zanin e o futuro Ministro Flávio Dino. O Ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União, também participou do evento. O Ministro Barroso recebeu os convidados ao lado de sua filha, Luna Barroso.
Em um diálogo franco, o Ministro confirmou a Lula sua presença em atos referentes ao 8 de janeiro, que celebrará a vitória da democracia e marcará um ano desde a tentativa de golpe bolsonarista em Brasília.
O anunciou oficialmente o ato em uma reunião com ministros nesta quarta-feira (20). Em 8 de janeiro de 2023, terroristas bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em protesto pela derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.
“Vou dar mais detalhes em breve sobre o ato, mas contará, a princípio, com a participação dos 3 poderes”, indicou o presidente Lula, reforçando o compromisso com a democracia e a estabilidade institucional do país.