Em referência ao Março Lilás, a Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher (LAESM) da Nova UBM promoveu uma ação de conscientização voltada à prevenção do câncer do colo do útero. O objetivo foi informar e alertar as mulheres sobre a necessidade de cuidados preventivos para o diagnóstico precoce da doença. A ação atendeu cerca de 70 mulheres.
Durante a iniciativa, foram reforçadas orientações sobre a importância do exame citopatológico (preventivo), essencial para a detecção precoce do câncer do colo do útero. De acordo com as recomendações de especialistas, todas as mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar esse exame anualmente como forma de rastreamento e prevenção.
A Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher promove iniciativas que incentivam o autocuidado e o acesso à informação, destacando que a prevenção é a melhor forma de combate ao câncer do colo do útero.
Câncer do Colo do Útero no Brasil
O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no país. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, entre 2023 e 2025, serão diagnosticados 17.010 novos casos, o que corresponde a 15,38 casos para cada 100 mil mulheres.