BANCO DE LEITE HUMANO COMEMORA DIA MUNDIAL DE DOAÇÃO

Na terça-feira (20), o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) celebrou o Dia Mundial de Doação de Leite Humano com uma programação especial voltada à valorização das mães doadoras e à conscientização da importância do gesto que salva vidas. As mães doadoras receberam uma homenagem especial com entrega de certificados, foi realizada uma roda de conversas com os profissionais envolvidos, visita ao Banco de Leite Humano Enfermeira Margareth Magalhães Costa e Silva (BLH), além de interação entre as mães doadoras e receptoras e um lanche para confraternizar.

Referência em cuidado neonatal em Duque de Caxias, o HMAPN conta com BLH que atende recém-nascidos prematuros e prematuros de extremo baixo peso internados na UTI Neonatal. Segundo a coordenadora do BLH, Isabel Redigolo, um litro de leite materno pode alimentar até 10 bebês internados. “A doação de leite humano é um ato de amor. Cada gota é importante porque muitas vezes, é o que garante a sobrevivência e o desenvolvimento saudável de um recém-nascido prematuro. Ainda não conseguimos alimentar todos os recém nascidos internados na nossa unidade. Temos capacidade para captar e processa muito mais leite do que é feito hoje”, ressaltou.

Este ano o BLD contou com 150 doadoras e foram distribuídos leite humano pasteurizado para 143 receptores. Mais de sete mil mulheres com dificuldade na amamentação foram atendidas e foram realizadas 225 visitas domiciliares. Foram doados 149 litros de leite humano, dos quais 60 litros foram distribuídos aos recém-nascidos prematuros da UTI Neonatal do hospital. No ano passado 347 mulheres doaram leite materno e foi distribuído leite humano pasteurizado para 348 receptores. Mais de 25 mil mulheres com dificuldade na amamentação foram atendidas, realizadas 643 visitas domiciliares e doados 374 litros de leite humano, sendo que 168 litros foram para os recém-nascidos da UTI Neonatal do Hospital.

Comments (0)
Add Comment