BAIXADA FLUMINENSE REGISTRA ALTA NA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM SETEMBRO, APONTA FIRJAN

Em todo o estado, 74 municípios apresentaram resultados positivos na criação de novos postos de trabalho

Os setores de Comércio, Indústria e Construção foram os que mais geraram empregos pela Baixada Fluminense no mês de setembro. De acordo com a plataforma Retratos Regionais, produzida pela Firjan a partir de dados do Ministério do Trabalho e Previdência, essas áreas de atuação foram responsáveis pela criação de 1,7 mil postos de trabalho no período. O registro positivo da recente análise é observado em toda a região, que abriu 2.375 novas vagas. Desse total, cerca de 66% estão em maior parte nos municípios de Duque de Caxias (+1.084) e Nova Iguaçu (+473). Quase que a totalidade das cidades teve resultado positivo no período, apenas Mesquita (-155) e Mangaratiba (-13), saldo negativo.

O setor de Serviços também teve resultado relevante no mês de setembro, oferecendo mais 658 vagas no mercado de trabalho. Com uma participação mais discreta no levantamento, a Agropecuária também fechou o período de forma positiva, tendo 15 vagas. “Tivemos mais um período de saldo positivo que demonstra uma tendência de crescimento para as cidades da Baixada. Os setores de Comércio, Indústria e Construção, e Serviços, se mostram cada vez mais relevantes para a região, sendo responsáveis pelo maior número de contratações”, destacou o presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Carlos Erane de Aguiar.

As cidades de Duque de Caxias e Nova Iguaçu se destacaram com a geração de vagas no mercado de trabalho nos últimos meses. O resultado positivo do setor industrial na Baixada, no mês de setembro, é reflexo do que foi observado em todo o estado. Foram abertas 5.746 novas vagas na indústria com carteira assinada no mês. Já no ano, o estado do Rio de Janeiro acumula saldo de 123.028 novos empregos, de janeiro a setembro de 2023, em todos os setores, dos quais 37.194 na indústria.

Na divisão por setor, pela Baixada Fluminense, o maior número de vagas foi para a atuação no Comércio Varejista (+617), Serviços Especializados para a Construção (+543) e Serviços para Edifícios e Atividades Paisagísticas (+199). No apanhado de nove meses, a Baixada registra um saldo positivo acumulado de 22.556 novos postos de trabalho.

“A baixada fluminense segue apresentando bom desempenho na geração de empregos formais em 2023, com resultado positivo em todos os meses do ano. Comparado ao mesmo período do ano anterior, a região supera o nível de contratações apresentada de janeiro a setembro, quando registrou 18.396, frente aos 22.556 atuais”, pontuou Camila Rocha, analista de Estudos Econômicos da Firjan.

No período analisado, o saldo negativo nos municípios de Mangaratiba e Mesquita se deu, em sua maior parte, pelas perdas de vagas nos setores de Serviços e Indústria e Construção. No entanto, mesmo com as baixas nessas regiões, o resultado geral da região ainda foi positivo, ficando 34% acima do registrado em agosto.

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Maior parte dos municípios do estado apresentam saldo positivo

Detalhando as vagas por todo o estado, dos 92 municípios fluminenses, 74 apresentaram saldo positivo em setembro. As cinco maiores contratantes do estado foram: a cidade do Rio de Janeiro (+8.416), que respondeu pela maior parte do saldo, seguida por Macuco (+1.594), Niterói (+1.582), Macaé (+1.130) e Duque de Caxias (+1.084).

Outra análise enfocou o porte das empresas: as micro e pequenas garantiram 13.779 novas vagas em setembro (76,6%), no melhor saldo do ano. Já as médias e grandes foram responsáveis por 4.219 novos contratos de trabalho (23,4%).

Não obstante os resultados positivos, na comparação com o mesmo período de 2022, o saldo total de empregos do estado teve desaceleração. No ano passado, foram abertos 167.910 postos com carteira assinada entre janeiro e setembro, ante os 123.028 deste ano.

Comments (0)
Add Comment