Os municípios da Baixada Fluminense registraram alta na geração de empregos no mês de fevereiro, tendo a oferta de 3.040 novas vagas. De acordo com análise da Firjan, feita por meio da plataforma Retratos Regionais, o resultado recupera as perdas verificadas no mês anterior, quando o saldo dos 14 municípios ficou negativo (-1.457). Em análise recente, os registros de contratações foram positivos para a maioria das cidades. Entre as que se destacaram estão Duque de Caxias (+819), Itaguaí (+738), Nova Iguaçu (+494) e Seropédica (+459).
Os dados têm como base os resultados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O aumento nas ofertas de vagas formais se deve às oportunidades para o setor de Serviços. A maior parte das contratações foi para atividades em Educação, para o Ensino Fundamental, da administração pública, além de serviços de limpezas prediais e domiciliares, atendimento hospitalar e construção de rodovias e ferrovias.
As oportunidades pela região se distribuíram ainda pelos setores de Construção e Indústria. “Os resultados mostram o potencial de mercado da Baixada Fluminense, com oportunidades em diferentes setores, para os quais é preciso estar cada vez mais atento à formação de mão de obra qualificada”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone. Também tiveram registros positivos de contratações os municípios de Belford Roxo (+238), Mesquita (+236), Paracambi (+151), Japeri (+98) e Guapimirim (+36). Houve perdas de vagas nas cidades de Nilópolis (-82), São João de Meriti (-79), Magé (-39), Queimados (-28) e Mangaratiba (-1).