ATENEU REVISITED OU AI! DE TI, EDUCAÇÃO!

Raul Pompeia, no seu magistral “Ateneu”, mostrando o retrato da decadente sociedade brasileira do final do século XIX, refletido no vicioso microcosmo de um “colégio interno”, destruiu um mito dos nossos “educadores”.

Costumam, esses “especialistas”, enfatizar a necessidade de “investirmos mais em educação”, para a melhoria e o progresso das condições sociais, exigindo apenas MAIS DO MESMO assustador e frustrante que já temos.

Ocorre que o sistema escolar não tem, no Brasil, a mínima capacidade de “reformar” a sociedade, eis que apenas REPETE, no seu lamentável universo, as tristes expectativas de uma sociedade POBRE, VIOLENTA, PRECONCEITUOSA e FANÁTICA, na sua maior parte!

Assim, é preciso tomarmos vergonha de ficar esperando que os nossos “educadores” estejam preparando nossas crianças para serem, no futuro, algo diferente DAQUILO QUE OS ADULTOS DE HOJE, EM SUA MAIORIA, VERDADEIRAMENTE, QUEREM QUE ELAS SEJAM!

Fiéis aos sonhos da sociedade que os cria, os nossos estabelecimentos “educacionais”, quase sem qualquer exceção, não passam de viveiros incubadores de seres egoístas, preconceituosos, fanáticos e violentos, ou seja,  que se pretendem VENCEDORES EM TUDO, sem nenhum respeito ou amor por seus semelhantes.

Desculpe-me, eventual leitor, mas não precisa dizer-me que você é exceção nesse quadro: APENAS SEJA!…

 

ederrodrigues@uol.com.br

Por- Eder Rodrigues

Comments (0)
Add Comment