Quando a decisão do gonçalense é empreender, o município oferece dois importantes pontos de atendimento que podem facilitar a vida da população: a Casa do Empreendedor e o posto de atendimento localizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Nestes locais, muitas dúvidas referentes às etapas para se tornar um microempreendedor individual podem ser esclarecidas junto aos servidores da Secretaria.
Para quem quer se tornar microempreendedor individual, tanto o posto de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico quanto a Casa do Empreendedor realizam abertura de MEI.
“Nossas equipes estão prontas para sanar eventuais dúvidas e também realizar a abertura do MEI para todos aqueles que buscam o atendimento presencial, seja na Casa do Empreendedor ou na secretaria”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu.
Também são oferecidos serviços para aqueles que já são empreendedores individuais, como renegociação e parcelamento de dívidas referentes aos tributos do MEI, orientações referentes à emissão de nota fiscal para prestadores de serviços e também solicitação de inscrição municipal, para quem quer abrir um estabelecimento comercial na cidade.
O microempreendedor individual é aquele que fatura até R$ 81 mil por ano ou até R$ 6.750 mensais.
A Casa do Empreendedor concentra o maior número de demandas da população gonçalense. No ano de 2023 foram realizados mais de 7,4 mil atendimentos presenciais, com quase 7 mil protocolos analisados.
Até abril de 2024 foram realizados mais de 3 mil atendimentos presenciais e mais de 7 mil análises de protocolo.