ATAQUES DOS EUA AO GRUPO HOUTHIS ACIRRAM CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

Bombardeios americanos miram estoques de mísseis usados contra navegação internacional

Os Estados Unidos realizaram ataques a instalações de armazenamento de armas do grupo xiita Houthi no Iêmen, nesta quinta-feira (17), conforme anunciado pelo Pentágono na rede X (antigo Twitter). A ação militar marca uma nova escalada no conflito entre Israel e Irã, uma vez que os Houthis são amplamente financiados por Teerã. O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, destacou que os ataques atingiram cinco depósitos subterrâneos de armas, com o uso de bombardeiros B-2 da Força Aérea americana, destaca o Metrópoles.

O Pentágono justificou os ataques como uma resposta aos “ataques imprudentes e ilegais” dos Houthis a embarcações comerciais internacionais na região. Segundo o Comando Central dos EUA, os alvos continham mísseis e outras munições que ameaçavam tanto navios militares quanto civis. As autoridades americanas também reforçaram que a operação buscou degradar as capacidades do grupo Houthi, que há tempos promove instabilidade no Oriente Médio. Até o momento, não há relatos de vítimas civis.

A ofensiva americana ocorreu logo após uma reunião entre Austin e o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, na quarta-feira (16). Durante a conversa, também foi discutida a situação humanitária em Gaza, com os Estados Unidos pressionando Israel a tomar medidas para amenizar a crise na região. Além disso, o governo americano alertou que pode impor um embargo de armas a Israel caso não sejam observadas melhorias nas condições humanitárias da Faixa de Gaza nos próximos 30 dias.

Comments (0)
Add Comment