O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira reduzir a taxa básica de juros de 12,75% ao ano para 12,25% ao ano, o menor nível desde maio de 2022
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) divulgou nota nesta quinta-feira (2) em apoio à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de reduzir a Selic – taxa básica de juros – em 0,5 ponto percentual, de 12,75% ao ano para 12,25% ao ano, o menor nível desde o início de maio de 2022 – quando estava em 11,75% ao ano.
Leia a nota: “A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) manifesta o seu apoio à redução de 0,5 ponto percentual da taxa de juros básica da economia, a Selic, que agora passa a ficar em 12,25%. A medida foi anunciada nesta quarta (1º) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (Bacen). A ABDE reforça que a queda da Selic favorece o ambiente de investimentos nacionais, especialmente os sustentáveis, fundamentais para o desenvolvimento do país.
Essa redução seguida da taxa básica de juros também contribui para a adimplência e possibilita a concessão de crédito mais barato para empresas e pessoas, viabilizando projetos e investimentos e, consequentemente, aumentando as oportunidades de geração de emprego e renda.
O Sistema Nacional de Fomento (SNF), organizado pela ABDE e que possui R$ 5 tri em ativos, reafirma o seu compromisso em apoiar o desenvolvimento brasileiro, que agora possui condições mais atrativas”.