Clau deriva de “clown”, que significa palhaço em inglês. Rinas vem de “bailarinas”, enfatizando a graciosidade, elegância e habilidades dos movimentos corporais. Assim surgiu a natureza cômica e performática das Claurinas.
Encenada pela companhia Claurinas, a peça infantil “Em Busca do Riso Perdido” reúne teatro, circo e dança com as palhaças bailarinas no Teatro GayLussac, em Niterói, dias 27 e 28 de julho
O Teatro GayLussac, em Niterói, apresenta no sábado, 27 de julho, e com repeteco domingo, dia 28, sempre às 16h, a peça infantil “Em Busca do Riso Perdido”, do grupo Claurinas – As Palhaças Bailarinas. O espetáculo, que mistura teatro e dança, traz um elenco composto de bailarinas e palhaças: Karolyna Caneca, Michelle Loback, Thaísa Jatobá e Teresa Santos.
“Em Busca do Riso Perdido” tem como tema a procura pelo bom humor em situações cotidianas, por princípio estressantes, buscando a representação teatral como a melhor forma de acessar o lado lúdico e imagético de crianças e adultos.
Sem usar a palavra como elemento principal de compreensão e condução da trama, as Claurinas se comunicam através de gags com o humor do clown e a beleza da dança, para contar uma história leve e engraçada, com uma ambientação cenográfica composta de três cubos.
“Em Busca do Riso Perdido” já foi apresentado Oi Futuro Flamengo (com casa lotada em todas as sessões), Teatro Municipal de Niterói e Teatro Popular, Teatro da UFF e todas a unidades do Sesc Rio e também em escolas de Niterói. A idealização do projeto e a direção são do ator, diretor e professor de teatro Marcos Ácher.
Sobre as Claurinas
O grupo de teatro Claurinas – Palhaças Bailarinas surgiu em 2006 com uma proposta de unir a beleza e a busca da perfeição do balé com o humor e a desconstrução do clown. Bailarinas profissionais foram convidadas, fizeram curso de palhaçaria e se apresentaram dentro de um espetáculo de dança (da Caramim Escola de Dança, de Niterói/RJ). De lá pra cá, depois de inúmeros cursos com palhaços renomados e aperfeiçoamento técnico da dança, o grupo construiu esquetes, participou de festivais e se apresentou em escolas, praças e teatros. Estreou “Em Busca do Riso Perdido” em 2008 e, depois, em 2013 retomou a estrada, reformulado e com novas cenas e música.
As Claurinas são:
Karolyna Caneca (Lady Dãn), bailarina, coreógrafa, professora de ballet e palhaça, Depois de Formada em ballet clássico pela academia de dança Déa Márcia em Niterói/RJ, foi completar seus estudos na Escola de Dança Maria Olenewa (Theatro Municipal do Rio de Janeiro), mais tarde se especializando nos estudos da Royal Academy of Ballet com o mestre Luís Carlos Nogueira, Dançou na Mobilis Cia de Dança contemporânea e na Spoudaios Cia. de Dança Contemporânea, lecionou durante 20 anos aulas de ballet clássico e jazz para criança e adolescentes nas academias Celia Mendes, Claudia Araújo e Rose Mansur. Atualmente faz aulas regulares de ballet clássico com Célia Mendes e dá aulas de balé infantil no projeto Afroreggae (comunidade Cantagalo / RJ).
Michelle Loback (Adelaide) bailarina, professora de educação física e palhaça. Formada em Educação Física pela UFRJ. Instrutora de pilates e yoga. Fez atletismo e nado sincronizado, além de ballet com Renné Thompson (ESBA), Lúcia Helena Studio e no Núcleo de Dança e Movimento Thaisa Jatobá.
Thaisa Jatobá (Escarllet Pereireca) bailarina, coreógrafa, professora de balé e palhaça. Dançou na Cia. de Ballet Jovem Helfany Peçanha, Cia. Expressões e Cia. Núcleo de Dança Camarim. Estudou Educação Física na Universidade Salgado de Oliveira e fez o Curso de Extensão em Dança da Faculdade Angel Vianna.
Teresa Santos (Abigail Pescoço): bailarina, coreógrafa, psicomotricista, palhaça e professora de alongamento e balé. Formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ, estudou na Escola de Dança Maria Olenewa (Theatro Municipal do Rio de Janeiro). Dançou com Regina Sauer, Elizabete Oliose, Nino Giovanetti, Heloisa Vasconcelos e Eugênia Fedorova. Participou de aulas em Nova York, na Broadway, STAPS Center e American Ballet Theatre.
Em Busca do Riso Perdido – sinopse
Três primas/palhaças moram juntas e recebem uma carta de uma tia anunciando sua visita às três sobrinhas. Animadas com a notícia, arrumam a casa para esperar a visita, mas quando a tia chega, as sobrinhas tem uma grande surpresa: ela está completamente diferente. Séria e taciturna, não vê mais graça em nada. Não acreditando no que veem e, convencidas de que alguma coisa está errada, decidem sair pela cidade à procura do riso que, segundo elas, a tia perdeu em algum lugar no caminho. Em sua busca, as palhaças passam por várias situações estressantes do cotidiano: fila, ônibus lotado, o trabalho mecanizado, burocracias, trânsito… Até que, finalmente, encontram uma maneira de devolver a tia o seu riso.
SERVIÇO:
“Em Busca do Riso Perdido” – grupo Claurinas
Título inspirado na obra Em Busca do Tempo Perdido, do escritor francês Marcel Proust.
Elenco: Karolyna Caneca, Michele Loback, Thaísa Jatobá e Teresa Santos
Sábado, 27 de julho, às 16h
Domingo, 28 de julho, às 16h
Local: Teatro GayLussac
Rua Cel. João Brandão, 87 – São Francisco – Niterói
Duração: 55 minutos
Valores: R$ 80 (inteira) / R$ 40 (meia)
Vendas em: https://www.sympla.com.br/produtor/teatrogaylussac
MAIS INFORMAÇÕES:
Reg Murray – Assessoria de Imprensa
regmurray.jornalista@gmail.com (21) 98892-1549 celular e whatsapp
(24) 2221-0987