ARREDORES DA SAPUCAÍ GANHARÃO FORTE SISTEMA DE SEGURANÇA DURANTE OS DESFILES

Para fortalecer a segurança nos arredores da Marques de Sapucaí durante os dias de desfile, a região ganhará um sistema de monitoramento de peso. Em todo o perímetro que engloba o sambódromo e as concentrações e acessos, a Prefeitura do Rio contará com mais de 100 câmeras, com imagens transmitidas em tempo real, além de 24 câmeras internas, em parceria com a Liesa e dois drones que sobrevoarão toda a região da Cidade Nova, Estácio e parte do Centro do Rio.

O investimento em segurança não é por acaso. A má fama da região durante os dias dos desfiles é antiga, com registros frequentes de furtos, especialmente no perímetro entre a Central do Brasil e a entrada da concentração das escolas, no lado ímpar da Avenida, popularmente conhecido como “concentração do Balança”. A maior parte dos roubos ocorre nas primeiras horas da madrugada, quando boa parte do público já está dentro do sambódromo e a Presidente Vargas, via de acesso, fica mais deserta.

O Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR), localizado bem próximo a Marques, estará ainda mais preparado para detectar qualquer tentativa de ação criminosa. Mais de 500 operadores estarão de plantão no espaço, e o sistema contará também com um Centro de Operações Móvel, montado dentro das dependências da Sapucaí, o que permitirá uma resposta mais ágil e integrada.

Mais segurança na Intendente

A segurança também seguirá reforçada no Desfile da Intendente, com as escolas das séries Prata e Bronze, em Madureira. Por lá, o monitoramento será realizado com o auxílio de 18 câmeras, e ao todo, 35 equipamentos estarão posicionados por toda a região. Um drone também será utilizado durante os dias de desfile para ampliar a capacidade de análise dos operadores na Sala de Situação, garantindo que qualquer eventualidade seja identificada rapidamente.

Comments (0)
Add Comment