Levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública identificou o bloqueio de 3.896 aparelhos roubados, furtados, perdidos ou extraviados
Disponibilizado pelo governo federal para bloquear rapidamente celulares roubados, furtados, perdidos ou extraviados, o app Celular Seguro bloqueou, nos últimos sete dias, 3.896 aparelhos que foram identificados como fora do domínio dos donos. As informações são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Segundo os dados, a ferramenta, disponibilizada para aparelhos iOS e Android, recebeu 1.658 alertas de usuários vítimas de roubos, além de 1.154 alertas motivados por furtos, 801 por perdas e 283 por outros motivos. Somente na última quarta-feira (20/12), foram 1.113 medidas restritivas acionadas.
O levantamento ainda aponta que São Paulo é o estado com o maior número de alertas de bloqueio, com 1.011 no total. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).
O app está disponível desde o último dia 19. Além de poder usar por um celular, o usuário ainda pode acessar o programa pela web, por meio do endereço celularseguro.mj.gov.br. O objetivo do aplicativo é combater o roubo e o furto de aparelhos celulares e aplicativos digitais no país. É possível fazer o login com a conta gov.br, caso o usuário já tenha o cadastro.
Por meio do sistema, é possível cadastrar uma ou mais pessoas de confiança, que poderão, dessa forma, criar ocorrências em nome do dono do aparelho perdido, furtado ou roubado. Com o registro, o aplicativo gera um número de protocolo que será utilizado em atendimentos posteriores nos bancos e nas operadoras de telefonia.
De acordo com a pasta, pouco mais de 700 mil pessoas acessaram o aplicativo por meio da plataforma gov.br. Dentre estas, apenas 513 mil registraram os números das linhas de telefone que gostariam de bloquear remotamente. Ainda segundo o MJSP, o usuário pode ter acesso ao aplicativo informando somente o CPF, tornando, assim, facultativo o registro dos dados do aparelho.