Roraima é o único estado brasileiro que não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (19), a retomada da importação de energia elétrica da Venezuela para o estado de Roraima. Roraima é o único estado brasileiro que não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Para facilitar esta importação, serão utilizados recursos da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).
Esta ação marca o fim de um hiato de quatro anos na importação de energia elétrica do país vizinho, sendo um passo essencial para que o Brasil possa reiniciar suas operações de importação de energia com a Venezuela. A medida adotada pela Aneel visa assegurar o fornecimento de energia contínuo e estável para Roraima.
“É de responsabilidade da Aneel autorizar o enquadramento dos empreendimentos na sub-rogação dos benefícios do rateio da CCC [Conta de Consumo de Combustíveis] e os respectivos valores a serem reembolsados pela Câmara de Comercialização de energia Elétrica (CCEE). Durante a deliberação do tema, em reunião extraordinária, a diretoria colegiada da Aneel aprovou ainda as condições de acesso ao sistema elétrico brasileiro por parte da Âmbar Comercializadora de Energia, agente autorizado pela Ministério de Minas e Energia (MME) a importa energia proveniente da Venezuela. A deliberação estabelece os encargos relacionados à conexão e uso das instalações de transmissão em Roraima”, disse a agência em comunicado.