A noite no Santiago Bernabéu foi de emoções intensas e despedidas marcantes. Prestes a assumir o comando técnico da Seleção Brasileira, o italiano Carlo Ancelotti viveu neste domingo (25) sua última partida à frente do Real Madrid, encerrando uma passagem vitoriosa e carregada de afeto com a torcida espanhola. A homenagem foi à altura de sua trajetória: um mosaico gigante com seu rosto foi erguido nas arquibancadas, enquanto o técnico recebia aplausos de pé.
Na vitória por 2 a 0 sobre a Real Sociedad, pela última rodada da La Liga 2024/2025, o Bernabéu reverenciou também o meia Luka Modrić, outro símbolo do clube que se despede ao fim da temporada.
Com voz embargada, Ancelotti agradeceu aos torcedores e ao presidente Florentino Pérez, relembrando momentos épicos sob seu comando:
“Não pensem que é fácil falar hoje. Foi uma honra, um prazer treinar este clube, esta equipe. Antes de mais nada, quero agradecer ao meu querido presidente, Florentino Pérez. Foi fantástico. Obrigado por estes momentos. Ninguém esquecerá os três gols do Benzema contra o PSG, os dois do Rodrygo contra o Manchester City, ou os dois do Joselu contra o Bayern. E eu também não esquecerei todos os dias que passei aqui. Termino com um ‘Hala Madrid’ e nada mais. Amo vocês.”
Agora, o treinador de 64 anos se prepara para desembarcar no Rio de Janeiro, onde inicia oficialmente seu trabalho à frente da Seleção Brasileira de Futebol. Anunciado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no último dia 12 de maio, Ancelotti será apresentado à imprensa na próxima segunda-feira (26), durante cerimônia em um hotel na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense. O local também servirá de base para suas primeiras semanas em solo brasileiro.
A apresentação marcará sua primeira convocação como técnico da Seleção, evento organizado pelo interventor da CBF, Fernando Sarney, em conjunto com os profissionais da comissão técnica. O recém-eleito presidente da entidade, Samir Xaud, candidato único no pleito deste domingo, deve participar da cerimônia, selando a nova fase da seleção canarinho.
O desafio começa oficialmente no dia 5 de junho, com a estreia contra o Equador, no Estádio Monumental de Guayaquil, às 20h (horário de Brasília). Cinco dias depois, a Seleção encara o Paraguai na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h45.
Ancelotti carrega ao Brasil um currículo impressionante. Em sua segunda passagem pelo Real Madrid, iniciada em 2021, conquistou:
2 Ligas dos Campeões da UEFA (Champions League)
2 LaLiga
2 Supercopas da UEFA
2 Supercopas da Espanha
1 Copa do Rei
1 Mundial de Clubes
1 Copa Intercontinental
Além dos títulos, levou consigo a admiração de torcedores e jogadores por onde passou, com sua liderança serena e capacidade de unir vestiários.
Agora, com os olhos voltados para o Brasil, Carlo Ancelotti inicia uma nova missão: recolocar a Seleção no topo do futebol mundial, com a mesma competência e paixão que o consagraram na Europa.
Por Redação Gazeta Rio