“AMAZÔNIA É PATRIMÔNIO AMBIENTAL, MAS SERÁ TAMBÉM PATRIMÔNIO ECONÔMICO”, DIZ LULA NA CÚPULA DE PARIS

Presidente afirmou que o objetivo é preservar a floresta e reunir condições “para ajudar os povos que moram na floresta”

“Amazônia é patrimônio ambiental, mas será também patrimônio econômico”, diz Lula na cúpula de Paris

O presidente Lula (PT) discursou na manhã desta sexta-feira (23) na Cúpula do Novo Pacto de Financiamento Global, em Paris, na França, e afirmou que seu objetivo é fazer da Amazônia “não apenas um patrimônio ambiental, mas um patrimônio econômico, para ajudar os povos que moram na floresta”.

“Nessa floresta brasileira temos 400 povos indígenas e 300 idiomas. E nessa mesma região enfrentamos muitas dificuldades: o garimpo, o crime organizado e pessoas de má-fé que querem tentar fazer com que nessa floresta se plante soja, milho, se crie gado, quando na verdade não é preciso fazer isso. Os empresários responsáveis sabem que isso é errado e que vai causar problemas muito sérios aos produtos que eles têm que vender a outros países”, completou.

O presidente ainda reforçou o convite para que os líderes mundiais viajem a Belém (PA) para a COP30 em novembro de 2025. “Nós vamos realizar a COP30 em um país amazônico. Espero que todas as pessoas que prezam tanto pela Amazônia, que admiram tanto a Amazônia, que dizem que a Amazônia é o pulmão do mundo, espero que essas pessoas participem da COP no estado do Pará, para que tenham noção do que realmente é a Amazônia”.

“Em 2030, vou convidar vocês para ir à Amazônia com desmatamento zero”, diz Lula a líderes na França

Presidente discursou na cúpula do Novo Pacto de Financiamento Global diante de Emmanuel Macron e lideranças políticas

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursa na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro GlobalReprodução CNN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou, nesta sexta-feira (23), na cúpula do Novo Pacto de Financiamento Global, promovida pelo presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris.

O chefe do Executivo foi aplaudido pelas lideranças políticas presentes ao dizer que os “convidará” para ir na Amazônia com desmatamento zero em 2030, lembrando que essa foi uma de suas promessas de campanha nas eleições presidenciais do ano passado.

 “Nós estamos caminhando para cumprir a nossa famosa proposta de campanha que é chegar ao desmatamento zero em 2030”, disse.

O presidente abriu seu discurso falando sobre a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em 2025.

“Eu espero que todas as pessoas que prezam tanto a Amazônia, que admiram tanto a Amazônia, que dizem que a Amazônia é o pulmão do mundo, eu espero que essas pessoas participem da COP-25 no estado do Pará, para que tenham noção do que é realmente a Amazônia.”

“Certamente, nós vamos querer conversar com o Congo, certamente nós vamos conversar com a Indonésia, porque nós queremos compartilhar uma proposta única entre os países que ainda mantém grandes florestas em pé. Nós queremos fazer disso um patrimônio, não apenas de preservação ambiental, mas um patrimônio econômico para ajudar os povos que moram na floresta”, acrescentou.

Lula diz que países ricos devem financiar preservação das florestas

Por Daniella Longuinho

Em um discurso entusiasmado, no festival Power Our Planet, no Campo de Marte, em Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nessa quinta-feira (22), que os países ricos têm uma dívida histórica e devem financiar a preservação das florestas, como a Amazônica.

O evento reúne apresentações musicais e líderes mundiais tiveram espaço de fala diante de uma multidão. A participação no evento do presidente Lula ocorreu a convite de Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay.

Lula falou exclusivamente da preservação ambiental, destacou a abrangência e importância dos países amazônicos, e comparou os esforços brasileiros com os de outros países.

Segundo o presidente Lula, 87% da matriz energética brasileira é limpa e renovável, contra uma média mundial de apenas 27%. 

O presidente ainda convidou os espectadores a participarem da COP 30, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém,  no Pará, em 2025. E ele voltou a dizer que tem o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030.  

Mais cedo, Lula se reuniu com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Os dois líderes falaram sobre a cúpula dos BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que ocorre em agosto, na África do Sul. Outro assunto do encontro foi sobre formas de pacificar o confronto entre Rússia e Ucrânia. 

À noite, Lula teve um jantar com o presidente da França, Emmanuel Macron e outros líderes de diversos países. Eles estão em Paris para participar da Cúpula para o Novo Pacto Global de Financiamento, que começa nesta sexta-feira (23).

Por: Publisher

Comments (0)
Add Comment