ALUNOS DE PROJETO SOCIAL TOCAM GAITA DE FOLES E ENCANTAM MORADORES NAS RUAS DE SÃO GONÇALO

Orquestra de Foles do Rio dá uma abrasileirada e toca até samba

Um projeto de música de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, tem formado alunos em diversos instrumentos, inclusive gaita de foles.

Roupa e música tradicionais da Escócia podem ser vistas em plena São Gonçalo. Os vizinhos já acostumaram a ouvir o som diferente, mas sempre fazem questão de parar para admirar a Orquestra de Gaita de Foles.

“Maravilhoso. Eu vim aqui no mercado, estava indo embora e voltei pra ver. Lindos! Lindos! Lindos! Fiquei encantado”, diz o aposentado Arinete Medeiros.

Mas uma Orquestra de Foles do Rio acaba dando uma abrasileirada e toca até samba.

A banda faz parte da Associação de Músicos Brasil-Escócia e é regida pelo maestro J. Paulo. O projeto nasceu da vontade de transmitir conhecimento musical aos jovens das periferias de São Gonçalo. Além da banda, toda formada por moradores da região, há também aulas gratuitas na sede do projeto.

“Começou a dar aula nas escolas, naquelas bandas de fanfarra, daí pra lá o projeto se expandiu e somos um projeto independente que continua com o mesmo intuito ocupar o tempo ocioso do jovem. Tem os mais jovens, os mais velhos como eu. Desde pequenininho nós estamos aqui. E vais seguindo com o trabalho”, explica Wellington Gonçalves, vice-líder do projeto.

Por Mariana Bispo, Globo Comunidade

Comments (0)
Add Comment