Mesmo ricos em nutrientes, alimentos saudáveis podem atrapalhar o processo de emagrecimento; veja exemplos
Por Giovanna Kunz e Claudia Meireles – Metrópoles
É comum ver pessoas que se alimentam de forma saudável e, paradoxalmente, não conseguem perder peso. Isso acontece porque diversas matérias-primas, mesmo que ricas em nutrientes, são calóricas e podem “atrasar” o processo de emagrecimento.
Entre os alimentos saudáveis com excesso de calorias estão as frutas abundantes em frutose, a exemplo de manga e uva. De acordo com a nutricionista Letícia Carbinatti, quantidades elevadas de frutose podem estimular o armazenamento de gordura, se não houver cuidado com exageros.
As oleaginosas, nozes, castanhas e amêndoas, embora contenham gorduras boas e proteínas, também prejudicam o emagrecimento. “Devido à alta densidade calórica, podem facilmente resultar em consumo excessivo de calorias”, diz Letícia.
–
A nutricionista alerta, ainda, para os grãos de aveia e quinoa. “São fontes de fibras e nutrientes importantes. Em excesso, no entanto, podem aumentar os níveis de insulina”, afirma a nutricionista.
“Estudos demonstram que, ao longo do tempo, uma ingestão excessiva de carboidratos, mesmo de fontes integrais, pode inibir a lipólise (quebra de gordura) e dificultar a perda de peso em indivíduos com sensibilidade à insulina”, ensina.
Repleto de gorduras monoinsaturadas e nutrientes, o abacate é outro item que precisa de uma atenção redobrada. “Estudos mostram que, enquanto o abacate beneficia a saúde cardiovascular, um consumo elevado pode dificultar a perda de peso, especialmente se somado a outros alimentos densos em calorias”, destaca Letícia Carbinatti.
De acordo com a especialista, o pão de fermentação natural aumenta a biodisponibilidade de nutrientes e pode ter menos impacto glicêmico que o pão branco. “Contudo, é uma fonte de carboidrato que, se consumida em excesso, pode levar a picos de glicose e insulina, prejudicando a quebra de gordura”, ressalta.
Para otimizar a ingestão do pão de fermentação natural, Letícia Carbinatti indica o consumo junto a proteínas e fibras. Além disso, as porções do alimento devem ser controladas.
Alimentos calóricos que ajudam na perda de peso
Apesar da maior parte dos alimentos calóricos, mesmo saudáveis, aumentarem os riscos de ganho de peso, há exceções.
Opções com gorduras saudáveis, proteínas e fibras promovem a saciedade e ajudam no controle do apetite, desde que em quantidades adequadas.
Entre os alimentos que contribuem para o emagrecimento estão ovos, óleo de coco e batata, diz a nutricionista.
“Os ovos são calóricos devido às proteínas de alta qualidade e gorduras saudáveis, especialmente na gema, mas promovem saciedade por mais tempo”, afirma Letícia Carbinatti.
No caso do óleo de coco, a nutricionista afirma que estudos sugerem que os triglicerídeos de cadeia média (TCMs) podem ajudar na queima de gordura corporal e aumentar o gasto calórico diário. Já a batata, especialmente cozida, é rica em amido resistente e ajuda a controlar a saciedade.