ALÉM DE COMIDA, A GENTE TAMBÉM QUER CIÊNCIA!

O grande historiador contemporâneo G. BLAINEY explica que ascensão e declínio são processos normais e invariáveis na história humana. Não se trata, pois, de ter de ser marxista para aceitar o inevitável ocaso do capitalismo.

Sempre acontece que a ideologia dominante propale, como seus, os valores mais caros do ser humano… Por isso, duram tanto os ciclos econômicos e sociais, como este capitalista e toda a sua pletora de males, embora estejam com os seus dias contados!

Os que defendem os interesses do capital como se fossem os da própria humanidade hão de despertar desse pesadelo, que os tem tornado todos presa fácil de obscurantismos – violência, preconceito e negacionismo (principalmente, o da ciência!).

Ora, é certo que o cientista F. CAPRA mesmo, diante das limitações das teorias científicas, proclamou que a ciência nunca poderá fornecer uma compreensão completa e definitiva seja lá do que for. Mas, essa sua natureza NÃO diminui em nada sua importância para todos nós.

O grande L. PASTEUR, por exemplo, iluminou a discussão, em momento de rara beleza, discorrendo sobre que a ciência avança por meio de respostas provisórias até uma série de questões cada vez mais sutis, que se aprofundam cada vez mais na essência dos fenômenos naturais!

Enfim, mais do que o de ensinar o que devemos aceitar, o verdadeiro papel da ciência é o de MOSTRAR TUDO O QUE NÃO PODE SER POR NÓS ACEITO!…

 

ederrodrigues@uol.com.br

 

Por- Eder Rodrigues

 

 

Comments (0)
Add Comment