Segundo pesquisa, pessoas que tinham dietas mais ricas em açucarados apresentaram em média 39% mais chances de desenvolver pedras nos rins
Um estudo recente acrescentou mais um motivo contra o uso exagerado do açúcar na alimentação. Realizada por cientistas da Faculdade de Medicina do Norte de Sichuan, na China, a pesquisa sustenta que dietas rica em açúcar estão relacionadas ao desenvolvimento de pedras nos rins.
O trabalho foi publicado na revista Frontiers in Nutrition em agosto de 2023 e usou dados do NHANES (National Health and Nutrition Examination Survey), uma pesquisa sobre hábitos de saúde realizada entre a população dos Estados Unidos. Os pesquisadores analisaram informações referentes a 28 mil adultos entre os anos de 2007 e 2018.
De acordo com os cientistas, as pessoas que tinham dietas mais ricas em alimentos açucarados apresentaram em média 39% mais chances de desenvolver pedras nos rins em comparação com o indivíduos que ingeriam menor quantidade de açúcar.
“Esse é o primeiro estudo a relatar uma associação entre o consumo de açúcar adicionado e pedras nos rins. Isso sugere que limitar a ingestão de açúcar adicionado pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais”, disse a nefrologista Caroline Reigada, especialista em saúde dos rins.
Caroline também reforçou que o açúcar em excesso provoca diabetes, que é uma das principais causas de insuficiência renal.