Vasco Matos não será mais o novo treinador do Botafogo. Após as partes chegarem a um acordo e encaminharem a contratação nesta terça-feira, a situação teve uma reviravolta nas primeiras horas da madrugada. O técnico português, por fim, vai permanecer no Santa Clara – que anunciou uma extensão em seu contrato, até 2027.
O treinador estava entusiasmado com a chance de vir para o Brasil, mas a negociação esbarrou em questões burocráticas. Fontes próximas a Vasco relatam que o Botafogo não conseguiu dar garantias de que o técnico poderia exercer seu cargo em nível máximo, em torneios como a Conmebol Libertadores.
A licença mais alta no rol de Vasco é a licença A da UEFA, um nível abaixo da UEFA Pro, que acaba sendo equivalente à Conmebol Pro. Esta é um pré-requisito da entidade sul-americana para que técnicos participem de seus torneios de clubes.
Nos bastidores do clube carioca, entretanto, a alegação é de que Vasco omitiu informações sobre suas licenças de trabalho. O Alvinegro alega que a ausência de licença PRO não foi mencionada – e foi descoberta apenas pela verificação de funcionários da SAF.
O técnico também não gostou de ouvir propostas de alterações de última hora ao acordo já estabelecido anteriormente. O Botafogo havia oferecido ao português um vínculo de dois anos. A reviravolta na negociação foi publicada inicialmente pelo UOL e confirmada pelo ge.
John Textor, dono da SAF alvinegra, havia comunicado ao Santa Clara que pagaria a multa rescisória de 1 milhão de euros (R$ 5,9 milhões, na cotação atual) para tirar o treinador da Europa.
Vasco chegaria ao Rio de Janeiro acompanhado de cinco profissionais que compõem sua comissão técnica. Ele foi um dos primeiros nomes cotados no processo de contratação do novo técnico, que também teve conversas com nomes como André Jardine, Tata Martino, Rafa Benítez, Tite e Roberto Mancini.
Agora, o Botafogo retorna ao mercado na busca pelo substituto de Artur Jorge. O treinador português, hoje no Al-Rayyan, do Catar, deixou o clube no início de janeiro. Na última semana, o Alvinegro anunciou o retorno de Cláudio Caçapa, que assinou como auxiliar técnico permanente do clube e atuará como interino – substituindo Carlos Leiria, que retornou ao sub-20 – enquanto o novo nome não é definido.
O Botafogo viaja nesta quarta-feira rumo a Buenos Aires, na Argentina, onde vai enfrentar o Racing no jogo de ida da Recopa Sul-Americana. O Alvinegro se credenciou à disputa por ser o atual campeão da Conmebol Libertadores.
por Bárbara Mendonça – GE