O assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Fabio Wajngarten, disse nesta 4ª feira (26.abr.2023) que o acervo pessoal do ex-chefe do Executivo está guardado em uma fazenda do ex-piloto Nelson Piquet, em Brasília.
Segundo o assessor, a decisão foi tomada por Bolsonaro no final do mandato. “Com muitas coisas a serem resolvidas, o presidente não tinha nem casa [para guardar os itens]”, disse.
Wajngarten deu a declaração depois de o ex-presidente prestar depoimento à PF nesta 4ª feira (26.abr) sobre um vídeo que publicou no Facebook questionando o processo que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na oitiva, Bolsonaro disse que fez publicação sob efeito de remédios.
Segundo Paulo Cunha Bueno, advogado de Bolsonaro, os itens que o ex-presidente recebeu de presente ocupam um espaço de 195 m³.
“São 4.000 camisas de futebol, presente variados que exigem um espaço bastante grande. Tão logo a ajudância se estruture de forma mais ordenada, será remetido para um outro lugar”, completou Wajngarten.
ACERVO PESSOAL
Bolsonaro ganhou 19.470 presentes enquanto esteve no comando do Executivo. A maior parte da lista inclui itens museológicos (9.103), peças audiovisuais (5.806) e objetos como jornais, revistas e livros (3.448).
Por-poder 360