A Águas do Rio aproveitou a parada do Sistema Guandu, realizada pela Cedae na terça-feira (26), para realizar diversas melhorias no sistema de água da capital e Baixada Fluminense. Mais de 200 funcionários participaram da força-tarefa, instalando equipamentos que vão garantir um fornecimento de água mais regular, especialmente nas áreas que costumavam ter problemas de abastecimento.
Entre os serviços realizados, destacam-se a instalação de um medidor de grande porte e uma válvula no Complexo do Lins, Zona Norte do Rio. Esses equipamentos, instalados em um conjunto hidráulico com 26 metros de extensão, vão medir e controlar automaticamente o volume e a pressão da água.
Equipamentos semelhantes foram instalados no Marapicu, em Nova Iguaçu. Isso permitirá uma melhor gestão dos sistemas, dividindo as tubulações em setores menores e facilitando futuras obras e reparos, reduzindo as áreas afetadas durante essas ações.
A empresa também restaurou infraestruturas, substituiu registros e instalou comportas em mais de 90 pontos diferentes nas cidades de Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu e São João de Meriti, além de comunidades na capital.
Retorno gradativo do abastecimento na Capital e Baixada
Na noite de terça-feira (26), com o término da manutenção no Guandu, a Cedae deu início à retomada gradual do tratamento de água. No início da manhã desta quarta-feira (27), o sistema opera com 22% da capacidade, e isso ocorre a pedido das concessionárias responsáveis pela distribuição da água, que estão finalizando alguns serviços.
O prazo para a regularização do fornecimento em todas as localidades com o abastecimento impactado é de 72 horas, ou seja, vai até o próximo sábado (30/11). No entanto, a concessionária esclarece que esse processo de recuperação do sistema ocorre sempre de forma gradativa, podendo levar mais tempo em áreas elevadas, nas extremidades das redes de distribuição e onde houver ocorrências neste período.
A empresa segue à disposição através do 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.