A ESLIPA, ESCOLA DE PALHAÇOS E PALHAÇAS, APRESENTA OS ESPETÁCULOS GRATUITOS “CIRCO DA JULIETA” (22/06) E “CAIXA DE PANDORA” (23/06), NO LARGO DO MACHADO

No dia 22 de junho, os alunos da Eslipa vão apresentar “Circo da Julieta”, e no dia 23 de junho, a mestra Fran Marinho, a palhaça Francisquinha (Circo do Asfalto), faz sessão de “Caixa de Pandora”, obra só com mulheres

A Eslipa – Escola Livre de Palhaço encerra as atividades do quinto módulo do curso de 2024, nos dias 22 e 23 de junho, às 16h, com dois espetáculos gratuitos no Largo do Machado. No sábado, alunas e alunos da Eslipa apresentam “Circo da Julieta”, uma homenagem à querida Julieta Hernandez (1985-2023), a palhaça Jujuba, que foi da turma da Eslipa de 2017. No domingo, Fran Marinho, a palhaça Francisquinha (Circo do Asfalto), apresenta “Caixa de Pandora”, que tem por objetivo reunir mulheres que pesquisam palhaçaria e a dramaturgia da comicidade feminina dentro do universo circense e de rua. “O espetáculo é construído a partir do repertório de cenas trazidas por cada artista, e novas cenas criadas a partir do encontro. Então, cada apresentação é única”, explica Fran.

A Eslipa, escola aberta em 2012, tem como objetivo fortalecer a linguagem e a poética da palhaçada e da brincadeira no Brasil e na América Latina. Para isso, oferece formação, qualificação e aperfeiçoamento da arte da palhaçada e da brincadeira, com aulas e atividades gratuitas. Em 2024, as atividades são realizadas durante uma semana por mês (de segunda a domingo) em módulos ao longo de nove meses.  Os cursos são ministrados por grandes mestras e mestres da arte da palhaçada e da brincadeira, como Biribinha, Cibele Matheus, Maria Gomide, Richard Riguetti, Ricardo Puccetti, Esio Magalhães, Lili Castro, Fran Marinho, Junio Santos, Jessé Cabal, Fabiano Freitas, Daniel Lopes, Anthony Brito, Chicho, Vanda Jaques, Edmilson Santini, Walter Kohan, Aline Bernardi, Norma Nogueira, Antônia Vilarinho, Beto Lemos e Michel Robin.

“É uma alegria voltar a termos um curso presencial, que não tínhamos desde a pandemia”, comemora Richard Riguetti. “Nossa arte acompanha as discussões da sociedade, então as pautas identitárias serão bastante trabalhadas nos módulos e nos espetáculos pelos nossos mestres e mestras. Além disso, a nossa seleção de participantes buscou a diversidade”, acrescenta.

O curso reúne 30 palhaços e palhaças de todo o Brasil e da América Latina, com patrocínio da Extensão UFRJ e do Lab Cultura Viva e apoio Cultural do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, do Espaço Travessia, Escoa Nacional de Circo, da Funarte, e da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro.

Serviços:

Circo da Julieta, com alunos e alunas da Eslipa                 

Datas: 22/06, às 16h.

Largo do Machado (praça)

Entrada gratuita

Caixa de Pandora, com Fran Marinho, a palhaça Francisquinha  

Datas: 23/06, às 16h.

Largo do Machado (praça)

Entrada gratuita

Comments (0)
Add Comment